Dicas de como higienizar a cabine do caminhão

A higienização do caminhão é fundamental para ajudar a interromper a propagação do novo coronavírus...



A higienização do caminhão é fundamental para ajudar a interromper a propagação do novo coronavírus. Para reduzir ao máximo o risco de contaminação por coronavírus, é importante que os caminhoneiros invistam na limpeza de seus veículos. A higienização cuidadosa do caminhão irá eliminar possíveis focos do vírus no local de trabalho.

?Vale lembrar que o coronavírus pode sobreviver dias em superfícies de plásticos, metais, vidros e tecidos. Por isso, a higienização dos ambientes é tão importante?, explica o químico Marcos Pacheco.

Como a transmissão do vírus acontece principalmente por contato, ao se eliminar o agente infeccioso e as sujidades das superfícies, evita-se que as pessoas, ao tocá-las, transfiram o vírus da superfície para as mãos e das mãos para boca, nariz, olhos e para outras pessoas.

Por que a limpeza elimina o vírus?

A limpeza bem-feita elimina o coronavírus porque deixa o vírus desprotegido. O coronavírus, em particular, se encapsula numa camada de gordura. A água de sabão dos produtos de limpeza remove esta camada protetora e, assim, deixa o vírus exposto, levando-o rapidamente à morte.

Esteja a empresa em atividade ? ou ritmo menor de produção devido à quarentena ? a limpeza do ambiente deve acontecer para preservar a saúde dos colaboradores que estão trabalhando ou que retornarão às atividades.

Dicas simples para higienização da cabine: 

Manter o caminhão arejado para que o ar possa circular
Limpar o caminhão com água e sabão
No interior do veículo limpar as partes como volante, câmbio entre outras com álcool 70, álcool em gel ou desinfetantes.
Nos bancos utilizar um pano com álcool ou desinfetante a passar. O excesso de água ou umidade tirar com outro pano seco.
Os panos deverão ser lavados para a próxima higienização
Carregue dentro do caminhão um pano e um álcool desinfetante para higienizar o interior do seu veículo sempre que fizer uma parada. Lembre-se de limpar maçanetas.

Outros cuidados incluem

Lavar as mãos com água e sabão com frequência e utilizar álcool em gel
Itens como copos, talheres, pratos, garrafas e cuias não devem ser compartilhados com terceiros. Além disso, tenha seus próprios produtos de higienie, como sabonetes, shampoos e toalhas.
- Mantenha o interior do seu caminhão arejado. Evite ambientes fechados e com aglomerações de pessoas, como por exemplo, conveniências de postos e áreas de espera dos pátios de triagem.
- Sempre que precisar usar espaços compartilhados, em especial banheiros de pontos de paradas e cozinhas de uso comum, evite tocar em objetos coletivos, como toalhas, secador de mãos e eletroméstiscos. Caso utilize, lave suas mãos.
- Ao ter contato com a carga transportada, higienize suas mãos imediatamente. Além disso, quando precisar assinar documentos durante o frete, utilize sua caneta

Fonte: O Carreteiro